quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Regresso

Olá Chef de Cozinha!!Estou de volta. Depois de muito tempo fora desta cozinha, estou de regresso e com reforços. Pergunta-me vocês que tipo de reforços? A partir de hoje em diante vou começar a ter a colaboração de Ezequiel. Tenho que confessar que estou muito feliz com esta parceria pelo facto de ver que existem pessoas que tem gosto pelo o conceito que imprimi neste blog. Como amavelmente o Ezequiel disse, eu serei a Chef da cozinha e ele o Ajudante, mas como todos devem saber, não existe um bom cozinhado sem o Chef ter um bom Ajudante.
Por isso queria deixar aqui um meu muito obrigado pelo interesse.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Pipocas

Haverá coisinha mais docinha e viciante que as pipocas? Quando há sessões de cinema cá em casa, elas não podem faltar.
Aqui fica a minha receita de pipocas caseiras

Ingrediente:
Açúcar
Milho
Óleo

Num tacho colocar um fiozinho de óleo e o milho (dependente do tamanho do tacho a quantidade de milho, não aconselho a colocarem muitas para quem não está habituado porque a temperatura será uma coisa muito importante e se não tiverem cuidado o caramelo queima e muito milho fica por rebentar). Depois colocar o açúcar de forma a tapar todo o milho (eu costumo fazer deste modo, mas se acharem que é muito reduzam, garanto que não ficam muito doces).
Colocar o tacho em lume forte com a tampa fechada, quando ouvirem a primeira pipoca a estalar, reduzam para o mínimo e mexam o tacho de forma circular (cuidado!!! que o tacho deverá estar bastante quente, façam sempre isto de luvas). A partir de agora os cuidados a terem é não deixar queimar o caramelo e muito menos as pipocas. Eu recomendo a deixarem a tampa um pouco aberta, pois a entrada do ar irá facilitar o processo. Mas mais uma vez atenção, que por vezes as pipocas e o próprio caramelo saem do tacho e podem causar ligeiras queimaduras.

domingo, 16 de agosto de 2009

Gelado cremoso de Caramelo

Conhecem a marca de gelados Haagen-Dazs? Os gelados são uma maravilha, caros, mas valem muito a pena, muito cremoso HMMMMMMMM.
Então não é que hoje comi um gelado caseiro tão bons como esses. É verdade a minha mãe lá se pôs a pensar e saiu um gelado que é uma maravilha, nunca comi um gelado caseiro tão cremoso como aquele é de chora definitivamente por mais...

sábado, 15 de agosto de 2009

Placas de vitrocerâmica ou indução, eis a questão?!

Com a remodelação da cozinha quase pronta, decidi hoje falar-vos de uma novo equipamento que irá integrar nesta nova cozinha... Admitindo a minha total ignorância na matéria dei por mim a ver qual das soluções mais se adequava à situação..., escolher entre uma placa vitrocerâmica ou um de indução. Na página da Deco Proteste temos o panorama geral da eficiência de cada equipamento.
Se por um lado tudo indicava que iríamos colocar uma placa de indução (=vitrocerâmica com focos de indução magnética) por outro lado esta alternativa tornava-se dispendiosa uma vez que para aquisição deste equipamento, os nossos tachos e panelas têm que estar preparados para tal.

Uma maneira prática para testarem os vossos tachos é colocarem um íman sobre o fundo do tacho, se o íman colocar significa que está apto para as placas vitrocerâmicas.
Se não fosse esse pequeno (mas no orçamento grande) detalhe teriamos colocado placa de indução uma vez que as suas vantagens superam em muito a de vitrocerâmica e os tradicionais bicos a gás.

Com indução assim que tiramos o tacho do foco, podemos colocar a mão de imediato que não queima, podemos colocar um tacho pequeno num foco grande que não existem desperdiços de energia uma vez que o foco se ajusta ao tamanho desejado. Por isso quando comprarem as vossas frigideiras, tachos, panelas,..., certifiquem-se que encontram um espécie de bobine, uma vez que esse tanto dão para ambas as placas, para um futuro, seja ele mais próximo ou longínquo não terem o mesmo problemas que tivemos...

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Aliado da Beleza

Hoje em dia muito se ouve falar em anúncios publicitários sobre os antioxidantes e dos seus benefícios. De facto, os alimentos com antioxidantes permitem um processo de envelhecimento retardado. São conhecidas as vitaminas e minerais que exercem este efeito, como os betacaroteno ou provitamina A, as vitaminas C e E e minerais como o selénio e zinco. A isto deve-se acrescentar uma ingestão frequente de água para activar a eliminação de toxinas e manter afastada a celulite, assim como os bioflavonóides, os quais previnem os capilares partidos e os ácidos gordos que preservam a suavidade da pele.


O morango é rico em vitamina C e E e em betacarotenos, mas muito pobre em açúcares e calorias. Devido ao seu valor calórico ser extremamente baixo, que é um ingrediente usado nas dietas de emagrecimento.

Propriedades:
Diuréticas;
Protege a pele dos raios UVA;
Previne a Prisão de ventre;
Elimina o mau colesterol;
Sacia a fome, devido a fibras solúveis (pectina);
Rico em água;
Ácido elágico (an
tioxidante e possíveis efeitos anticancerígenos)

Os morangos constituem um "cosmético" de eleição porque são:

Anticelutíticos
, pela sua combinação de de água-potássio e fibras;
Antioxidante, graças à presença de vitamina C. Favorecem o emagrecimento, porque contribuem com 32 calorias por cada 100g;
Revitalizante, visto a vitamina C ajuda a absorver o ferro que contêm. Protectores das veias, pela presença de bioflavnóides.

Resumindo: Use e Abuse dos MORANGOS!!!
Fonte:O Grande livro dos Alimentos

terça-feira, 21 de julho de 2009

Novas categorias

Já de férias e a aproveitar ao máximo, decidi introduzir novas categorias no blog, Utensílios de Cozinha, Especiarias e Condimentos e Alimentos e Saúde+. Tentarei falar dos principais instrumentos mais básicos que qualquer cozinha deve ter assim como as especiarias essências para aos seus cozinhados.
Hoje irei falar de alguns utensílios básicos...

Facas

Facas, muito importante nunca cozinha. Desde as facas mais normais, as de serrilha, de lâmina fina e comprida, para trinchar, até à faca de talher.

Tábuas

Pode ter diversas formas com alguns centímetros de espessura, em madeira ou plástico. Útil para preparar diversos alimentos e cortar diversos alimentos.





Espremedor de alho

Para os mais preguiçosos este utensílio é bastante útil, pois espreme literalmente o alho ficando uma papa, bom para que nos refogados não se note bocados de alho. Para além disso o espremedor de alho geralmente trás acoplado o descaroçador de azeitonas.


Colheres de Pau


Redondas ou chatas e de diversos tamanhos, são geralmente utilizados para mexer as mais diversas receitas.




Salazares

Com um nome curioso, os salazares ou mais conhecidos por espátulas de silicone são úteis para rasparmos de forma eficiente o fundo dos recipientes. Ideal igualmente para espalharmos cremes sobre os bolos.

Escorredor

Alumínio, plástico, rede, a função é a mesma, retirar o líquido dos alimentos como massa, ou para lavar, por exemplo, vegetais.

sábado, 27 de junho de 2009

Euphoria

Numa data especial para mim uma noite perfeita se exigia. Numa breve pesquisa pela internet descobri um restaurante que desde logo me prendeu a atenção. Com um ambiente exótico e sedutor, em que a música adapta-se à temática da noite. Todas as noites são temáticas sendo possível fazer leitura de mãos e de cartas, bem como assistir a espectáculos de danças do ventre, tribais e ciganas.
Curiosos?! Então aqui fica uma bela sugestão para incluir no vosso roteiro Euphoria. O Menu Surpresa é composto por couvert, entradas, prato principal, bebidas, sobremessa e café por 25€/pessoa.

Um restaurante acolhedor para quem pretende passar uma noite especial e diferente, Euphoria é uma óptima escolha.

sábado, 2 de maio de 2009

Salteado de legumes

Não sabe o que fazer de acompanhamento, tanto para peixe ou para carne. Pretendia algo rápido e saudável. Então está receita pode ser a solução.

Ingredientes

Couve
Milho
Cenoura
1 dente de alho
azeite
sal e pimenta q.b.

Corte e lave muito bem a couve, rale a cenoura e (se o milho for congelado) passe por água. Numa frigideira coloque um fio de azeite e um alho esborrachado. Deixe o alho fritar um pouco, mas sem queimar e junto a couve, o milho e a cenoura. Tempere com sal e pimenta. Quando os legumes estiverem a seu gosto (eu prefiro deixa-los levemente estaladiços, o que demorará cerca de 5-8 min.), estão prontos a servir.
Para esta receita as quantidades são variáveis de acordo com o seu gosto (ou na mesma proporção a couve, o milho e a cenoura, ou mais de um dos ingredientes).

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Pastelaria Bijou

Para quem vive ou para quem simplesmente vem de passagem a Santarém, e pretende levar um algo doce consigo, então a Pastelaria Bijou deve ser uma referencia a ter em conta . Com uma montra recheada de pequenos pecados, recomendo vivamente a provarem as empadas (mesmo não sendo doces, são simplesmente deliciosa), como os típicos celestes e os arrepiados de Almoster. Mas se achar que a oferta é grande, não deixem de provar mesmo, os pampilhos!!! Existentes em vários tamanhos, desde a miniatura, ao tamanho normal até ao pampilho gigante. Se quiserem fugir ao mais típico que existe por cá, tem umas bombas calóricas compostas por doces de ovos e de ar tosco, mas que são muito bons...
Agora já sabem, quando forem ao centro de Santarém (no Largo do Seminário) e vos apetecer algo experimentem o que há de melhor em termos de docinhos na minha cidade.

sábado, 18 de abril de 2009

Maçãs Assadas

Porque às vezes à visitar inesperadas e não sabemos o que servir como sobremesas, ou simplesmente porque é uma bela forma de comer fruta, aqui fica uma receita fácil e muito agradável...

Ingredientes

4 maçãs
2 paus de canela
açúcar
4 colheres de mel
vinho do Porto

Lave muito bem as maçãs e retire o caroço.
Num pirex o mais justo possível, para que as maçãs fiquem bem acomodadas, encha o orifício de cada maçã com o açúcar, adicione os paus de canela, regue com o vinho do Porto a gosto e adicione o mel. Se pretender aromatizar ainda mais este preparado, recomendo a colocarem raspas de limão ou laranja.
Por fim é só colocarem as maçãs a 180ºC cerca de 30minutos no forno. Não se esqueça de vez em quando ir regando as maçãs com o molho.
Para certificarem-se que as maçãs estão cozidinhas, verificará que para além delas terem abrido, agora encontram-se com um tom dourado.

Por fim é só servir as maçãs com a calda.
Bon Appétit!Aviso: Tenha atenção com a calda, não deixe que esta se evapore ou resseque na totalidade. Se verificar que tem pouco molho vá regando com o vinho do Porto

Depois de uma breve pesquisa verifiquei que, principalmente o mel não são opções consideradas pelos blogueiros e afins. Na minha opinião o mel vai dar aquele toque de leveza ao molho sem ser preciso espessar com caldas.